quarta-feira, 5 de junho de 2013

Primeiras experiências de leitura e escrita



       "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o  que ensina"

 Cora Coralina

              Meus pais não tiveram muita oportunidade para estudar, cursaram apenas o 4º ano do grupo, porém, minha mãe mesmo com pouco  estudo foi uma pessoa muito sábia, pois incentivava seus filhos a prosperarem nos estudos.
                 Lembro-me de que não havia pré- escola. As crianças ao completarem sete anos entravam no 1º ano e pronto. Nesta época eu morava na fazenda e meu irmão já ia para o grupo, e com 6 anos passei a frequentar o banco escolar como "ouvinte". A delicadeza e a sensibilidade da professora que me alfabetizou despertou em mim o gosto pela leitura através da "Cartilha Caminho Suave". Anos seguintes, já na cidade, a minha leitura esteve muito ligada `a leitura de gibis, ouvia também  historinhas em disco do Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Os Três Porquinhos , que me deixavam fascinada. Lembro-me também da professora do 4º  ano que toda 6ª feira lia uma história bíblica, adorava ouví-las.
                `A medida em que o tempo passava, a necessidade de leitura ia aumentando. Lia revistas, jornais velhos, livros emprestados da Biblioteca Municipal, pois nesta época a escola não era contemplada com biblioteca. Desta forma, a leitura passou a fazer parte da minha vida e procuro incentivar os meus alunos a viajar e sonhar através do livro.
Autora:  Professora Célia Rita Paro Junqueira Franco




Nenhum comentário:

Postar um comentário