quarta-feira, 5 de junho de 2013

VONTADE SEMPRE........ DESANIMO NUNCA....


            Quando tinha mais ou menos oito anos,  estava na 2ª série do Ensino Fundamental,  tinha uma professora  legal e criativa que é a ELIZA CANTEIRO “que ensinou a gostar de ler” que passou uma atividade de leitura para fazer em grupos, então dividiu a sala e levou nós na biblioteca (hoje SALA DE LEITURA) para escolher um livro por grupo,  depois de lido deveríamos apresentar a história para a classe. Mas chegando à biblioteca fiquei  perdida não sabia  o que escolher então um livro me chamou a atenção pela capa que tinha um papagaio “periquito” todo colorido. Resolvi  ler esse livro, só que não sabia do que se tratava a história, pois o título do livro era “O SOLDADO QUE NÃO ERA” imaginei várias coisas, menos o que era realmente a história, que é de um regimento de artilharia onde estava quase completo quando um caipira se apresentou (...),  então comecei a ler o livro só que não gostei do inicio e pedi para minha mãe me ajudar a ler, mas ela lia uma página e eu lia a outra em voz alta e assim fizemos até o final da leitura, quando terminamos ela fez com que eu contasse a história todos como se fossa para apresentar par a professora.
 Chega o tão esperado dia para a apresentação, estava morrendo de medo, mas tudo ocorreu bem e consegui  apresentar a história certinha.
Depois disso tudo, ganhei dos meus pais o livro  “O PEQUENO PRÍNCIPE” – que liamos um capitulo toda à noite antes de dormir.
Já na adolescência comecei a ler mais a coleção VAGA LUME, que era indicada pelas minhas professoras. Quanto comecei o Magistério liamos muito história de CONTOS DE FADAS E FÁBULAS, também adorei.
Hoje leio de tudo mais a minha paixão maior são os LIVROS DE AUGUTO CURY, pois o que estou lendo atualmente é o COLECIONADOR E LÁGRIMAS onde me chamou muita a atenção já na DEDICATÓRA tem um trecho que diz “Os professores são heróis anônimos, com uma mão escrevem num quadro, com a outra mudam a humanidade quando iluminam com seu conhecimento a mente de um aluno... Eu não me curvaria diante de uma celebridade ou autoridade política, mas curvo-me diante dos educadores (......)”

E esse é o meu depoimento, minha paixão, meu tudo que tenho pela a LEITURA.....
AUTORA: Professora Cristiane  Carmela Chatagnier Gallo



Nenhum comentário:

Postar um comentário