terça-feira, 18 de junho de 2013

Sequência Didática

Sequência Didática
Texto: Avestruz – Mário Prata.

Situação de aprendizagem: Leitura e análise de texto para ampliar e desenvolver a capacidade leitora do aluno.
Recuperação do contexto de produção do texto
ESTRATÉGIAS ANTES DA LEITURA:
1-  Análise do autor e título
. Qual será o assunto do  texto;
. Você já viu um avestruz;
. Você conhece o autor do  texto;
.Você tem um animal de estimação:
2-  Pesquisa na SAI
. A respeito do autor: Mário Prata.
. A respeito do animal (avestruz).
. Socialização das pesquisas sobre o autor e animal.
3-      Definição de finalidade e metas:
. Leitura silenciosa
.oralidade: leitura  compartilhada.
. Debate e discussão sobre o assunto.
. Análise do gênero: Qual é o gênero do texto: Crônica.
. Em que situação de comunicação costuma ser usada: jornais, revistas e literatura.
. Qual são a tipologia e características do texto: tipologia narrativa, assunto do cotidiano.

4-  Estudo da língua
. Pesquisa no dicionário de palavras que desconhece.
. Socializar a pesquisa com a sala.

Percepção de relação de intertextualidade e interdiscursividade:
. Filme: Os pingüins do papai, debate sobre as semelhanças e diferenças entre os textos.

5-  Percepção de outras linguagens: elaboração e apreciação estética, elaboração de apreciações relativas a valores éticos e políticos.
. Traçar um paralelo entre verbal e não verbal (imagem-texto)
. Questionamentos finais;
. Você gostou do texto;
. O que pensa de pessoas que possuem animais de estimação exóticos, como: iguana, pinguins, cobras, etc.
....... Você acha que pedimos dessa natureza são comuns:
. O que pensa sobre pais e parentes que concordam e atende esse tipo de pedido, o que eles demonstram:


Autora : Professora CLAUDIA DE OLIVEIRA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário