Sequência Didática
Texto: Avestruz – Mário Prata.
Situação de aprendizagem:
Leitura e análise de texto para ampliar e desenvolver a capacidade leitora do
aluno.
Recuperação do
contexto de produção do texto
ESTRATÉGIAS
ANTES DA LEITURA:
1- Análise do autor e título
. Qual
será o assunto do texto;
. Você
já viu um avestruz;
. Você
conhece o autor do texto;
.Você
tem um animal de estimação:
2- Pesquisa na SAI
. A
respeito do autor: Mário Prata.
. A
respeito do animal (avestruz).
. Socialização
das pesquisas sobre o autor e animal.
3-
Definição de finalidade e metas:
. Leitura
silenciosa
.oralidade:
leitura compartilhada.
. Debate
e discussão sobre o assunto.
. Análise
do gênero: Qual é o gênero do texto: Crônica.
. Em
que situação de comunicação costuma ser usada: jornais, revistas e literatura.
.
Qual são a tipologia e características do texto: tipologia narrativa, assunto
do cotidiano.
4- Estudo da língua
. Pesquisa
no dicionário de palavras que desconhece.
. Socializar
a pesquisa com a sala.
Percepção
de relação de intertextualidade e interdiscursividade:
.
Filme: Os pingüins do papai, debate sobre as semelhanças e diferenças entre os
textos.
5- Percepção de
outras linguagens: elaboração e apreciação estética, elaboração de apreciações
relativas a valores éticos e políticos.
.
Traçar um paralelo entre verbal e não verbal (imagem-texto)
.
Questionamentos finais;
.
Você gostou do texto;
. O
que pensa de pessoas que possuem animais de estimação exóticos, como: iguana,
pinguins, cobras, etc.
.......
Você acha que pedimos dessa natureza são comuns:
. O
que pensa sobre pais e parentes que concordam e atende esse tipo de pedido, o
que eles demonstram:
Autora : Professora CLAUDIA DE OLIVEIRA SILVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário